quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



                
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL  - Maternal II-  (M 30)
                A Educação Infantil constitui-se em um momento em que as crianças começam a construir as primeiras idéias básicas da matemática, partindo de seus conhecimentos prévios adquiridos no próprio ambiente familiar e nas interações com seus amigos e brinquedos. 

                   A construção dessas idéias, como por exemplo, de números, medidas, espaço, forma etc., são importantes para que as crianças, no decorrer da escolaridade, adquiram, paulatinamente, os conceitos matemáticos e desenvolvam habilidades que as capacitem a resolver problemas de forma autônoma e criativa.
             O que se espera é que, desde a Educação Infantil, as crianças estruturem os alicerces necessários para a aquisição de conceitos e princípios matemáticos e que desenvolvam a capacidade de levantar hipóteses (a partir de suas curiosidades e inquietações), de experimentação (como o montar e desmontar os sólidos geométricos, para compreender as noções de figuras bi e tridimensionais), de validação de suas
conjecturas a partir da experimentação, de comunicação das idéias matemáticas subjacentes às atividades realizadas, entre muitas outras.

             As pesquisas apontam que a Educação Infantil também se constitui em um momento para o desenvolvimento de atitudes positivas em relação á matemática. 
   Noções matemáticas trabalhadas nessa grande brincadeira que é a aula, onde as crianças aprendem com prazer e brincando: Conjunto, igual diferente, formas geométricas, cores, menor e maior, mais e menos.


Leia mais sobre o assunto
MATEMÁTICA E 
EDUCAÇÃO INFANTIL

MARA SUELI SIMÃO MORAES
NELSON ANTONIO PIROLA

    
  


7 comentários:

  1. Parabéns à todos da equipe do M30!!
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninas...lindo trabalho!!!
    Bjs,
    Shay

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo esse trabalho, as crianças estão ávidas a construção do conhecimento e promover esse ambiente de estímulos faz a diferença na Educação Pública de Qualidade!

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos a sua visita! Gosto não se discute não é mesmo?
    Sempre que quiser e se sentir com vontade, pode acrescentar nosso trabalho. Somos educadores educados e a troca em nossa prática é fundamental.
    Cristo Rei...Que é isso? Igreja?

    ResponderExcluir